Objectivo geral
O objectivo geral do projecto "Rede Europeia de Inclusão no Desporto (ESPIN): Promoção da Igualdade de Oportunidades dos imigrantes e minorias através do Voluntariado no Desporto" é promover a inclusão social e igualdade de oportunidades no desporto organizado através do voluntariado dos imigrantes e minorias em organizações desportivas.
Objectivos específicos
Voluntariado
Aumentar o voluntariado e a participação desportiva dos migrantes e minorias através da criação de parcerias de igualdade e formação das organizações desportivas tradicionais.


Imigrantes e minorias
Gerar conhecimento baseado em evidências sobre a situação dos migrantes e minorias no desporto europeu, relativo ao acesso, participação e voluntariado, e fazer uso desse conhecimento para desenvolver um quadro europeu de qualidade aumentando a igualdade de oportunidades de voluntariado dos migrantes e minorias em clubes desportivos.


Inclusão social
Incentivar e capacitar aos migrantes e minorias étnicas a desafiar a exclusão e a discriminação e aproveitar o seu papel como voluntários (treinadores, dirigentes, árbitros), em clubes desportivos.


Organizações desportivas
Desenvolver ferramentas educacionais e sensibilizar os parceiros desportivos interessados sobre questões de exclusão e discriminação e melhorar a inclusão social em organizações desportivas.

Resumo
O objectivo geral e os objectivos específicos do projecto estão em linha com o objectivo delineado pelos parceiros desta colaboração, uma vez que se referem a duas áreas-chave do projeto ESPIN. Em primeiro lugar, para promover a "inclusão social e igualdade de oportunidades através do aumento da participação e igualdade de acesso" e, por outro, para "promover actividades de voluntariado no desporto".