Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol
O Sindicato dos Jogadores é uma associação representativa de classe que tem como principal objetivo a defesa dos direitos e legítimos interesses dos futebolistas, no contexto da sua atividade.

A atividade do Sindicato respeita os princípios da independência, proximidade, diálogo, cooperação e multidisciplinaridade. Além daquela que é a sua missão principal, ser a voz ativa dos jogadores, e da assessoria jurídica especializada que oferece, o Sindicato posiciona-se em diversas áreas que contendem, direta ou indiretamente, com a vida destes atletas.

Na educação, destaca-se a promoção das carreiras duais, a qualificação e a formação integral do jogador, no emprego e proteção social, o apoio aos jogadores sem contrato, durante a carreira e na fase de transição, na relação com a comunidade o espírito de solidariedade, a promoção da igualdade e inclusão através do desporto, na comunicação a promoção do jogador e o enaltecimento do mérito desportivo, na investigação o levantamento dos problemas concretos da atividade, por forma a delimitar uma estratégia de intervenção.

O apoio ao futebol feminino e a igualdade do género integram, também, os objetivos programáticos. A Saúde e bem-estar é, igualmente, uma das áreas de intervenção prioritária. As vicissitudes da prática desportiva e, em particular, de uma carreira de desgaste rápido e curta duração, exigem do Sindicato um diagnóstico aprofundado e o desenvolvimento de um programa que procure salvaguardar este valor maior.


Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto
A Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto (SPPD) é uma associação que tem como principal objetivo estimular o estudo da Psicologia Desportiva como especialidade bem definida, com campo, objetivos e metodologia próprios.

A SPPD tem ainda como missão promover estudos e investigação científica no domínio da sua especialidade, manter relações com outras sociedades científicas de fins semelhantes e participar nas suas atividades de investigação e documentação, organizar ou promover a realização de cursos, conferências, congressos, seminários e outras atividades que se relacionem com a sua especialidade, e, fazer-se representar em atividades científicas nacionais e internacionais.

O intercâmbio com sociedades congéneres e a promoção da comunicação e confraternização entre os seus associados são também prioridades da SPPD.

A Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto promove a publicação de um boletim bianual ou outros documentos, no âmbito da sua atividade científica.