ACÇÕES EM DESTAQUE


Assinatura dos Memorandos de Entendimento - Football Welcomes Refugees

A cerimónia de abertura da Semana contra o Racismo e a Violência no Desporto, dia 24, foi marcada pela assinatura de dois Memorandos de Entendimento - Football Welcomes Refugees. O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, com esta iniciativa, conjugou as forças das seguintes entidades:

-       Comité Olímpico de Portugal 

-       Federação Portuguesa de Futebol

-       Liga Portuguesa de Futebol Profissional

-       Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol

-       Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol

-       Associação Nacional de Treinadores de Futebol

-       Jornal A Bola

-       Jornal Record

-       RTP

-       SIC

-       CMTV

-       Sport TV

-       Conselho Português para os Refugiados

-       Alto Comissariado para as Migrações



Campanha nos Estádios

Exibição de faixas e t-shirts nos jogos: Estoril vs. Rio Ave e Belenenses vs. U. Madeira (24 e 26 de Outubro); Exibição de faixas nos jogos: Vitória de Guimarães vs. Académica (24 de Outubro), FC Porto B vs. Oliveirense e Benfica vs. Sporting (25 de Outubro).



Acções nas escolas

Açções de sensibilização nas escolas preparatórias e secundárias com vista à consciencialização juvenil para a situação vivida pelos refugiados e o problema do racismo e da violência no Desporto, em parceria com a EPIS (Associação de Empresários pela Inclusão Social).



Testemunhos: O exemplo dos protagonistas

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, tendo acesso aos protagonistas do jogo – os atletas –, fará uma recolha de frases relacionadas com o drama vivido pelos refugiados e com o racismo e a violência no desporto. Essas frases serão alvo de promoção na imprensa, nas redes sociais e no site do Sindicato.

 

Envolvimento da comunicação social

Tendo em conta o sucesso de anos anteriores, mais uma vez o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol associa-se a órgãos de comunicação social para promoverem a campanha.

 

Publicação de conteúdos

Alusivos ao evento na revista “Jogadores”, Newsletter, no site www.sjpf.pt e nas redes sociais. Será ainda elaborado um “Action” bilingue dedicado à edição deste ano da iniciativa.

 

Publicação de press releases



PROGRAMA

24 de Outubro

-          Cerimónia de abertura, no Estádio Universitário, em Lisboa, com a assinatura dos Memorandos de Entendimento - Football Welcomes Refugees. 

-          Cocktail


24 a 26 de Outubro

-          Acções nos estádios: Exibição de faixas e t-shirts pelos refugiados nos jogos Estoril vs. Rio Ave e Belenenses vs. U. Madeira, e exibição de faixas nos jogos V. Guimarães vs. Académica, FC Porto B vs. Oliveirense e Benfica vs. Sporting.


27 a 30 de Outubro

-          Acções nas escolas.


30 de Outubro

-          Oferta de manuais escolares a crianças e jovens refugiados do Centro de Acolhimento para Crianças Refugiadas, em Chelas.