O SJPF, na sequência do trabalho desenvolvido na promoção das boas práticas desportivas, em 2011-2013 integrou, com a VIDC – Fair-Play (Áustria), Camino (Alemanha), UISP (Itália), FAI (República da Irlanda), Likkukaa (Finlândia) e Mahatma Gandhi Organization (Hungria) o projecto SPIN, programa transnacional apoiado pela União Europeia.

O projecto SPIN pretendia promover a inclusão social no e através do desporto e visava: 

  • Fortalecer a inclusão social dos migrantes, promovendo o envolvimento e a participação activa destes no desporto e na sociedade em que estão inseridos.
  • Sensibilizar as principais instituições desportivas a estar mais acessíveis e abertas para as comunidades estrangeiras.
  • Promover o diálogo entre as instituições do desporto, usando o potencial de integração e poder intercultural de diferentes modalidades desportivas migrantes.
  • Alertar para a discriminação étnica e racista no desporto europeu e fomentar a igualdade de direitos no desporto porque todos têm o direito de praticar desporto independentemente da nacionalidade, origem étnica, religião, orientação sexual, deficiência, sexo ou condição económica.



Projecto ESPIN
European Sport Inclusion Network (ESPIN): Promoting Equal Opportunities of Migrants and Minorities through Volunteering in Sport

O projecto “Rede Europeia de Inclusão no Desporto” - Promoção da Igualdade de Oportunidades dos Migrantes e Minorias através do Voluntariado no Desporto" – no âmbito do programa ERASMUS+ Desporto, visa envolver aqueles que estão em risco de exclusão social. Pretende-se aumentar a participação desportiva de migrantes e minorias étnicas e promover a igualdade de acesso ao desporto organizado. Um dos principais objectivos é aumentar o voluntariado dos migrantes e minorias através da criação de parcerias e formação das organizações desportivas tradicionais.

O Projecto ESPIN é a iniciativa que dá continuidade ao projecto da UE "Rede Desportiva de Inclusão” /Sport Inclusion Network” (SPIN) – Inclusão no e pelo Desporto" implementado em 2011-2012.

Equipa

- Joaquim Evangelista, presidente da direcção do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), é o coordenador do projecto;

- Bruno Silva é o técnico responsável pelo desenvolvimento das actividades e o interlocutor com os demais parceiros do projecto ESPIN;

- Salomé Mairovet, docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, é a avaliadora do projecto ESPIN.