“Acredito no apuramento para o Europeu”


Arnaldo Pereira e a prestação de Portugal na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de Futsal.

A Seleção Nacional de Futsal venceu os dois primeiros jogos de qualificação para a fase final do Europeu 2018, que se realizará no início do próximo ano na Eslovénia.

Portugal venceu a Letónia por 2-1 na partida de arranque da fase de apuramento e derrotou a Finlândia por 5-1 no segundo jogo de qualificação.

Em declarações ao site do SJPF, Arnaldo Pereira, o mais internacional de sempre pela Seleção Nacional A de futsal, realça o favoritismo de Portugal, manifestando crença no apuramento para a fase final do Europeu.

“Portugal tem uma seleção renovada, com jogadores jovens, e nestes primeiros dois jogos de apuramento assumiu o seu favoritismo. O objetivo, que era vencer, foi cumprido e acredito que estaremos na Eslovénia em 2018”, começa por analisar o internacional português de 37 anos.

Arnaldo Pereira, que já representou a Seleção A em 208 ocasiões, jogou na Letónia entre 2012 e 2015, país que Portugal defrontou no primeiro jogo da fase de qualificação. O equilíbrio no resultado [Portugal venceu a Letónia por 2-1] foi algo que não surpreendeu Arnaldo.

“Quando cheguei à Letónia, o futsal não estava tão organizado, mas com a ida do Orlando Duarte, ex-selecionador nacional, o futsal letão evoluiu muito nos últimos quatro anos e os clubes estão a trabalhar melhor. Já esperava que o jogo entre Portugal e a Letónia fosse equilibrado”, comenta o ala português, atualmente no Futsal Azeméis.

Portugal defronta esta terça-feira a Roménia, às 16 horas de Portugal continental, no jogo que encerra a fase de grupos de qualificação para o Europeu, sendo que apenas o primeiro classificado do grupo garante o apuramento direto. Arnaldo está confiante na prestação da equipa das Quinas.

“Todos nós, e os jogadores principalmente, acreditamos no apuramento para o Europeu. Já vivi uma situação semelhante, em que tínhamos de vencer o último jogo de qualificação para estarmos presentes na fase final e acabámos por ganhar por um resultado volumoso. Apesar de ser um jogo difícil, com um pavilhão cheio de adeptos romenos, os nossos jogadores sabem o que têm de fazer. Tenho a certeza absoluta de que vamos estar no Europeu”, conclui.

Eis a classificação do grupo D de apuramento, ao fim de duas jornadas:

1 Portugal – 6 pontos
2 Roménia – 4 pontos
3 Finlândia – 1 ponto
4 Letónia – 0 pontos

Foto: FRF/Cristi Dangeorge