SJPF assinala Dia Mundial da Saúde Mental


Sindicato apresenta projeto relativo a esta temática na próxima semana.

O Dia Mundial da Saúde Mental assinala-se a 10 de outubro e pretende alertar os cidadãos para os problemas relacionados com este tema.

Atento a esta questão, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) vai apresentar um projeto relacionado com esta temática, na próxima semana, com o objetivo de minimizar e superar os problemas pessoais com que se debatem os futebolistas.

De acordo com um estudo recente realizado pela FIFPro, 38% dos jogadores profissionais têm problemas relacionados com ansiedade e depressão ao longo da sua carreira.

Dos jogadores no ativo analisados neste estudo, 18% sofrem de stress, 43% de ansiedade/depressão e 33% de perturbações do sono.

A saúde e bem-estar é uma das áreas de intervenção prioritária para o Sindicato. As vicissitudes da prática desportiva e, em particular, de uma carreira de desgaste rápido e curta duração, exigem do Sindicato um diagnóstico aprofundado e o desenvolvimento de um programa que procure salvaguardar este valor maior.

Em parceria com a Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, o SJPF vai apresentar o projeto Saúde Mental, que colocará ao dispor dos jogadores os instrumentos que necessitam para superar os problemas com que se confrontam.