Integridade no Futebol: mais cinco clubes visitados


FPF, Sindicato e Liga prosseguem ações de formação junto dos plantéis profissionais.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) prosseguiram, esta semana, com o plano de formação inserido no programa “Integridade no Futebol”.

Na terça-feira decorreram interações com os plantéis de FC Paços Ferreira, CD Feirense e Boavista FC, enquanto na quarta-feira foram visitados o CD Aves e o FC Penafiel.

Rute Soares, Integrity Officer UEFA/FPF, e João Oliveira, responsável pelo gabinete jurídico do SJPF e especialista na matéria do combate à viciação de resultados, assumiram o ato formativo nas várias sessões, que contaram com a presença de Sónia Carneiro, diretora executiva da LPFP.

O programa “Integridade no Futebol” contempla um conjunto de ações que visam combater eventuais atos de corrupção no âmbito do chamado match fixing (resultados combinados), de que é exemplo a formação em curso, que cobrirá todo o território nacional e todas as equipas profissionais durante a época. Até ao momento foram visitados 13 clubes/sociedades desportivas.

É intenção da FPF, do SJPF e da LPFP alertar e dotar os jogadores com conhecimentos e ferramentas de segurança, como é exemplo a plataforma “Deixa-te de Joguinhos”, disponível online pelas três entidades, e onde os atletas podem denunciar quaisquer tentativas ou abordagens com esse intuito.

A plataforma de denúncia encontra-se disponível no seguinte endereço: http://integridade.fpf.pt

Foto: Hernâni Pereira/Liga Portugal.