Sindicato distingue as melhores de 2016/17


Jogadoras de Sporting e SC Braga recebem prémios alusivos à última temporada.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) distinguiu este domingo, antes da Supertaça Feminina, as melhores jogadoras da época 2016/17.

Carla Couto, embaixadora e delegada do SJPF para o futebol feminino, entregou os prémios individuais a nove das 11 futebolistas que constituem a melhor equipa da Liga de Futebol Feminino: Rute Costa (SC Braga), Matilde Fidalgo (Sporting), Sílvia Rebelo (SC Braga), Joana Marchão (Sporting), Fátima Pinto (Sporting), Vanessa Marques (SC Braga), Andreia Norton (SC Braga), Diana Silva (Sporting) e Solange Carvalhas (Sporting).

Apenas Bruna Costa (Sporting), que se encontra lesionada, e Jéssica Silva (entretanto transferida do SC Braga para o Levante) não receberam os prémios no relvado do Estádio Cidade de Coimbra, antes do jogo que opôs o campeão nacional Sporting ao finalista vencido da Taça de Portugal, SC Braga.

O melhor 11 feminino da época 2016/17 foi eleito pelas jogadoras de todos os clubes da Liga de Futebol Feminino, num sistema tático de 4x3x3.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF, sublinha a importância destes prémios: “Ao distinguir o talento, estamos a valorizar as nossas atletas, o nosso futebol e o nosso desporto. Por se tratar de uma eleição da exclusiva responsabilidade das jogadoras a atuar em Portugal, entre pares, estes prémios são especiais. Da nossa parte, mais importante do que os títulos individuais é a consciência de estar ao lado das verdadeiras protagonistas, as jogadoras.”



Solange Carvalhas e Rute Costa premiadas

Além dos prémios relativos ao melhor 11 feminino da época 2016/17, o SJPF distinguiu ainda as melhores Jogadora e Guarda-Redes da última temporada.

Solange Carvalhas, capitã do Sporting, recebeu o prémio Melhor Jogadora da época 2016/17, enquanto Rute Costa, do SC Braga, foi distinguida com o título de Melhor Guarda-Redes da última temporada.

Ambas as jogadoras receberam os prémios entregues por Carla Couto, embaixadora e delegada do SJPF para o futebol feminino, antes da Supertaça feminina entre o Sporting e o SC Braga.

Solange Carvalhas foi eleita através da votação online no site do SJPF, enquanto Rute Costa foi consagrada através do registo estatístico.