SJPF no Congresso da FIFPro para o Futebol Feminino


Evento decorre entre os dias 6 e 8 de agosto na Holanda.

O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) participa no Congresso da FIFPro dedicado ao futebol feminino, que se realiza entre os dias 6 e 8 de agosto na sede do sindicato mundial de jogadores, na Holanda.

Em representação do SJPF estão presentes neste congresso Carla Couto (embaixadora e delegada para o futebol feminino), a jogadora Edite Fernandes e João Oliveira (responsável pelo gabinete jurídico do Sindicato dos Jogadores).

Quanto aos temas abordados, destacam-se os desafios enfrentados em diferentes países para a afirmação da modalidade, o aumento do número de praticantes e a proteção dos direitos e garantias das jogadoras, em especial através da fixação de um standard mínimo por via da contratação coletiva.

As condições das jogadoras nas seleções nacionais estão também em debate, com a partilha de experiências na República da Irlanda e Austrália.

O congresso conta com a presença de representantes da UEFA e da Comissão Europeia, num compromisso conjunto para o crescimento da modalidade e melhoria das condições laborais das jogadoras a nível global.

Destaca-se também a presença de várias jogadoras internacionais pelos seus países, entre as quais Hope Solo, que foi distinguida pela FIFPro com o prémio relativo ao melhor 11 do mundo de 2016 (World 11).

Além da participação no congresso, Carla Couto representa também o SJPF em mais uma reunião do Comité da FIFPro para o futebol feminino.