“Portugal lutou de igual para igual com qualquer Seleção”


Carla Couto faz o balanço da prestação da Seleção Nacional no Europeu feminino.

Portugal ficou a um golo de se apurar para os quartos-de-final do Campeonato da Europa Holanda 2017 depois de ter perdido por 2-1 com a Inglaterra, na última jornada do Grupo D.

A equipa das Quinas terminou o seu percurso com três pontos, os mesmos da Espanha, que se apurou no segundo lugar do grupo D.

Carla Couto, ex-internacional portuguesa e delegada do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, defende que “dado o grupo que tínhamos e por aquilo que jogámos e fizemos foi uma prestação muito aceitável. Ainda ontem fizemos um belo jogo contra a Inglaterra, que para mim é uma das candidatas a ganhar o Europeu, por isso acho que temos de estar todos orgulhosos da Seleção Feminina.”

Apesar do poderio da equipa britânica, as portuguesas lutaram muito durante o encontro, conseguindo seguir para intervalo com uma igualdade a um golo. Na segunda parte, a Inglaterra voltou a ficar em vantagem e apesar dos esforços das lusas para chegar ao empate, as britânicas acabaram por sair vencedoras.

Sobre o resultado final, Carla Couto afirma que “fica um sabor amargo, porque ficámos a um golo de voltarmos a fazer história e de sermos muito mais felizes. A Seleção deu tudo o que tinha, mas não conseguimos. Mas fica a prestação de Portugal que lutou de igual para igual com qualquer Seleção.”

A jogadora mais internacional de sempre por Portugal falou ainda das consequências que a prestação da equipa das Quinas terá para o futebol feminino português.

“Só podem ser consequências positivas. Depois de se ter mostrado que Portugal tem valor e tem jogadoras com grande qualidade, só podemos olhar para o futuro com uma boa perspetiva. As pessoas que estão à frente do futebol feminino podem olhar para nós e acreditar que é possível fazer ainda melhor do que aquilo que fizemos. Há que apostar nos clubes, na formação, em Portugal, para que as atletas tenham melhores condições e mais horas de trabalho”, concluiu.

Classificação final do grupo D do Europeu feminino 2017:

1 Inglaterra – 9 pontos
2 Espanha – 3 pontos
3 Portugal – 3 pontos
4 Escócia – 3 pontos

Partilhar