Campeões da esperança


Nuno Piloto e Miguel Garcia, participantes do 15.º Estágio do Jogador, recordam a conquista do Euro 2016.

No dia em que se assinala o primeiro aniversário da conquista do Euro 2016, por parte da Seleção Nacional, os participantes do 15.º Estágio do Jogador regressaram ao trabalho no Complexo Desportivo do Jamor.

O passado de alguns está ligado aos jogadores que se sagraram campeões europeus em França. É o caso de Nuno Piloto, que foi colega de Éder na Académica, e de Miguel Garcia, que partilhou o balneário no Sporting com Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma, João Moutinho, Nani e José Fonte.

“Vencer o Euro 2016 foi um momento de grande exaltação para os portugueses. Por tudo o que tinha passado antes do início do Europeu, o Éder mereceu ter marcado o golo decisivo”, considera Nuno Piloto.

O médio de 35 anos, que na última temporada representou a Académica, treinou esta segunda-feira pela primeira vez no Estágio para futebolistas sem contrato. A impressão inicial não podia ser melhor.

“Estar neste espaço é uma oportunidade que nós, jogadores, temos de aproveitar. É diferente estar a treinar sozinho ou trabalhar num grupo onde todos estão nas mesmas condições, com treinadores que nos auxiliam. É fantástico existir uma iniciativa destas”, afirma o centrocampista.

Quem também treinou esta segunda-feira pela primeira vez no 15.º Estágio do Jogador foi Miguel Garcia, que sublinha as vantagens da iniciativa do SJPF para futebolistas sem contrato.

“Vir para o Estágio é muito importante porque há muita gente que não sabe que estamos sem contrato e, como todos os anos há jogos amigáveis, temos visibilidade e mantemos a condição física”, diz o lateral direito de 34 anos.

Garcia, que foi treinado por Fernando Santos no Sporting na época 2003/04, recorda com satisfação a conquista do Euro 2016: “Foi um momento especial. Era algo que todos nós ambicionávamos e que foi conseguido com muito trabalho. Foi um dia que nunca mais vou esquecer. Vi o jogo na televisão, com familiares e amigos, e Portugal mereceu vencer pela persistência e perseverança que os jogadores demonstraram.”

Esta terça-feira, 11 de julho, os jogadores do Estágio realizam o último treino em território nacional, antes da partida para a República Checa, onde vão disputar o Torneio FIFPro.

João Coimbra no Trofense
O médio de 31 anos é o segundo futebolista do 15.º Estágio do Jogador a ser colocado.

João Coimbra assinou contrato com o Trofense, clube que vai competir no Campeonato de Portugal na época 2017/18.

O SJPF deseja as maiores felicidades ao novo reforço do clube da Trofa para esta etapa da sua carreira.