Debate sobre “carreiras duais” foi um sucesso


Joaquim Evangelista congratulou-se com participação de inúmeros especialistas.

A primeira conferência do Player’s Corner, o novo espaço dedicado aos problemas dos jogadores de futebol aberto pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), decorreu esta quinta-feira, 18 de maio, em Odivelas.

Joaquim Evangelista, presidente do SJPF fez um balanço “extremamente positivo” dos trabalhos, deixando um agradecimento a todos os intervenientes.

“É um balanço muito positivo porque em primeiro lugar todos os convidados disseram presente. Tivemos cá o presidente da FPF, o presidente da Liga Portugal, o Secretário de Estado da Juventude e Desporto, os jogadores e os especialistas”, começou por dizer Joaquim Evangelista em declarações ao site do SJPF.

“Em segundo lugar, porque os jogadores também disseram presente e este Player’s Corner pretende ser um espaço de reflexão, envolver os jogadores nas temáticas que lhes dizem respeito e foi de especial importância termos tido aqui tantos jogadores, que nos dizem que este projeto pode frutificar. E finalmente, porque a temática é central”.

Joaquim Evangelista especificou.

“O SJPF tem a educação como prioritária, as carreiras duais em particular. Temos consciência da importância que o tema significa para os jogadores, para o desporto e para o País. O investimento na educação é um investimento no futuro e o Sindicato quer dar uma resposta a este problema e este espaço serve para isto”, concluiu o presidente do SJPF.

A conferência teve como tema genérico “As carreiras duais no desporto e no futebol português” e contou com a presença do presidente da FPF, Fernando Gomes, da Liga Portugal, Pedro Proença, Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, e João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e do Desporto.

Convidados disseram presente

Diversos especialistas participaram em três mesas redondas. A primeira, sob o lema “Políticas de conciliação entre o desporto de rendimento e a formação de atletas”, contou com o contributo de Ricardo Bendito, da Comissão de Atletas Olímpicos do Comité Olímpico de Portugal, Pedro Dias, diretor da FPF, Vítor Pardal, da Direção-Geral da Educação, e do presidente do SJPF, Joaquim Evangelista.

O segundo painel, onde foram abordadas as "Carreiras duais na primeira pessoa", contou com Rui Jorge, Vítor Baía, João Benedito, Abel Camará e Moreira, que falaram das suas próprias experiências.

Finalmente, na terceira mesa redonda falou-se de "Carreiras duais e o processo de transição", com a presença de Bruno Avelar Rosa, coordenador do Gabinete de Educação e Formação do SJPF, Duarte Lopes, especialista em carreiras duais, António Carapinheira, treinador e investigador, e Taratini, jogador do Rio Ave e mentor do projeto “Tarantini; a minha causa”.

Houve ainda oportunidade para Bruno Avelar Rosa fazer uma apresentação detalhada do Projeto GOAL (Gamified and Online Activities for Learning do Support Dual Career of Athletes), iniciativa integrada no Programa Erasmus + da União Europeia.

A iniciativa do SJPF contou com o apoio da Câmara Municipal de Odivelas e do jornal Record, que acompanhou os trabalhos em direto.