Projeto GOAL apresentado


Bruno Avelar Rosa explica em que consiste a iniciativa de apoio às carreiras duais dos atletas.

Esta quinta-feira, 18 de maio, foi apresentado o Projeto GOAL (Gamified and Online Activities for Learning), que esteve a cargo de Bruno Avelar Rosa (coordenador do Gabinete de Educação e Formação do SJPF).

A apresentação decorreu durante a conferência “As Carreiras Duais no Desporto e no Futebol Português”, inserida no ciclo “Player’s Corner”, organizado pelo SJPF.

O projeto GOAL tem como objetivo promover a carreira dual dos atletas, através do desenvolvimento de competências pessoais, técnicas e de empreendedorismo, de forma a favorecer a transição entre a carreira desportiva e a futura carreira profissional.

Bruno Avelar Rosa revela quais as vantagens que os jogadores de futebol e os restantes atletas podem retirar deste projeto.

“O Projeto GOAL irá promover a construção de um programa educativo online, baseado numa abordagem pedagógica denominada ‘gamification’, que consiste na aplicação dos princípios de evolução, desenvolvimento e vinculação presentes nos jogos de computador a outros contextos de aprendizagem”, explica o coordenador do Gabinete de Educação e Formação do SJPF.

Através deste projeto, os atletas no ativo e retirados terão o apoio necessário para promover a sua carreira profissional fora do contexto desportivo.

“Este projeto vai potenciar nos atletas e ex-atletas o desenvolvimento e aprendizagem daquelas competências laborais que lhes permitam organizar, planear, antever e enfrentar o seu futuro com maior confiança e qualificação”, afirma Bruno Avelar Rosa.

O Projeto GOAL consubstancia um programa de formação online e gratuito, dirigido a atletas e ex-atletas das diferentes modalidades desportivas.

Além do SJPF, são parceiros deste projeto, financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, a Universidade Aristóteles de Salónica, a Universidade de Coventry, a Fundação para a Investigação da Universidade de Nicósia, a Associação Espanhola de Jogadores de Futsal, a Associação Espanhola de Jogadores Profissionais de Basquetebol, a Fundação V4 Sport e a Confederação Europeia das Associações Nacionais de Jovens Empreendedores.

Tudo sobre o Projeto GOAL AQUI.