“Temos Seleção para jogar de igual para igual com qualquer equipa”


Carla Couto e o sorteio da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de futebol feminino.

Esta terça-feira realizou-se em Nyon, na Suíça, o sorteio da fase de qualificação para o Mundial 2019. A Seleção Nacional ficou colocada no Grupo 6, ao lado de Itália, Bélgica, Roménia e Moldávia.

Carla Couto, ex-jogadora da Seleção Nacional e delegada do SJPF, considera que o grupo de Portugal é “competitivo, forte e um pouco complicado, mas se as nossas jogadoras estiverem ao seu melhor nível, poderemos ter uma palavra a dizer. Já demos provas que temos Seleção para jogar de igual para igual com qualquer outra equipa.”

Relativamente às expetativas para a fase final do Campeonato da Europa, que se aproxima, a Jogadora Portuguesa do Século afirma que, sendo a primeira fase final de Portugal, “acredito que a equipa vá estar um bocadinho ansiosa”, mas Portugal “não tendo obrigação de ter grandes resultados pode jogar com alguma descontração e tirar partido dessa situação.”

No entanto, Carla Couto acrescenta que apesar de “darem o seu melhor como sempre, tendo em conta que é uma fase final onde estão as melhores seleções, não vai ser fácil.”

No contexto da qualificação para o Mundial, Carla confessa que, uma vez conseguido o primeiro apuramento para a fase final de um Europeu, Portugal vai “disputar com todas as forças um novo apuramento, mas é jogo a jogo, pois é um processo longo.”

À margem da Seleção Nacional, a delegada do SJPF comentou também os resultados dos jogos da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. O Sporting venceu o Estoril por 2-0, enquanto o SC Braga goleou o Casa Povo Martim por 8-0.

“Foram resultados que já se esperava. O SC Braga e o Sporting são equipas que investiram muito e neste momento estão num patamar um bocadinho acima das demais, mas foram bons espetáculos de futebol e, principalmente, de promoção do futebol feminino.”

No que ao apuramento para o Mundial 2019 diz respeito, as seleções que vencerem os grupos ficam automaticamente apuradas para a fase final, juntamente com a França, o país anfitrião.

Os quatro melhores segundos classificados irão disputar um play-off, de duas eliminatórias a duas mãos, em outubro e novembro de 2018, de forma a definir a última equipa qualificada.

Os jogos da fase de grupos de qualificação terão lugar entre 11 de setembro de 2017 e 4 de setembro de 2018. Portugal irá disputar o primeiro encontro no dia 24 de outubro, frente à Bélgica.

Eis os grupos da fase de qualificação para o Mundial 2019:

Grupo 1: Inglaterra, Rússia, País de Gales, Bósnia-Herzegovina e Cazaquistão;
Grupo 2: Suíça, Escócia, Polónia, Bielorrússia e Albânia;
Grupo 3: Noruega, Holanda, República da Irlanda, Eslováquia e Irlanda do Norte;
Grupo 4: Suécia, Dinamarca, Ucrânia, Hungria e Croácia;
Grupo 5: Alemanha, Islândia, República Checa, Eslovénia e Ilhas Faroé;
Grupo 6: Itália, Bélgica, Roménia, Portugal e Moldávia;
Grupo 7: Espanha, Áustria, Finlândia, Sérvia e Israel.

Calendário de jogos do Grupo 6:
24 de outubro de 2017: Portugal vs. Bélgica
24 de novembro de 2017: Portugal vs. Moldávia
28 de novembro de 2017: Portugal vs. Itália
06 de abril de 2018: Bélgica vs. Portugal
08 de junho de 2018: Itália vs. Portugal
12 de junho de 2018: Roménia vs. Portugal
30 de agosto de 2018: Moldávia vs. Portugal
04 de setembro de 2018: Portugal vs. Roménia