José Travaços

Integrou os Cinco Violinos, famosa linha avançada do Sporting que espalhou classe pelos relvados nas décadas de 40 e 50. Travaços ficou ainda conhecido como o Zé da Europa por ter sido em 1955 o primeiro futebolista português a integrar a selecção[...].
Ler mais

Mário Coluna

Monstro Sagrado, o Senhor Coluna ou o Didi da Europa. Foi assim que Mário Coluna ficou conhecido na história do futebol português e mundial. Um jogador que jogava e fazia jogar. Um dos melhores futebolistas de todos os tempos. Mário Esteves Coluna[...].
Ler mais

António Sousa

António Augusto Gomes Sousa nasceu a 28 de Abril de 1957, em São João da Madeira. Começou a dar os primeiros pontapés na Sanjoanense, o clube da terra. Aos 16 anos ascendeu à equipa principal e em 1975 mudou-se para o Beira-mar. No clube aveirense[...].
Ler mais

António Oliveira

Nascido a 10 de Junho de 1952, em Penafiel, Oliveira começou a jogar futebol federado no FC Porto. Tinha 15 anos de idade. Desde logo se viu que era um talento. Com apenas 17 anos foi chamado à equipa principal, então orientada pelo brasileiro Paulo[...].
Ler mais

Artur Correia

“Comigo, ou passava a bola ou passava o homem… os dois, não”, disse Artur, um dia. Quando tinha apenas 30 anos de idade, e depois de já ter ganho seis campeonatos nacionais (cinco pelo Benfica e um pelo Sporting), sofreu um AVC.[...].
Ler mais

Artur Quaresma

O antigo avançado do Belenenses e da Selecção Nacional morreu a 3 de Dezembro. Tinha 93 anos. Destacou-se pela sua habilidade e pelo seu futebol artístico e rendilhado.Artur da silva quaresma, natural do Barreiro, nasceu a 27 de dezembro de 1917. O[...].
Ler mais