Caracterização

O Sindicato dos Jogadores Profissionais do Futebol (SJPF) organiza em 2016 o 14.º Estágio do Jogador – Uma Perspectiva de Emprego. Esta iniciativa tem sido um sucesso em todas as edições e assume uma importância decisiva na preparação e valorização dos jogadores sem contrato.
 

O objectivo do SJPF é proporcionar as condições de treino e de jogo que permitam aos futebolistas sem contrato evoluírem a forma física, técnica e táctica, constituindo opção válida para os clubes/SAD interessados em contratações. Ao mesmo tempo, será prestada ainda formação profissional.
 

O impacto negativo da crise económica no futebol nacional e internacional tem agravado o desemprego com um inerente aumento da degradação das situações sócio-familiares e profissionais dos futebolistas. Esta realidade é ilustrada pela adesão cada vez maior ao Estágio do Jogador promovido pelo SJPF. E o Sindicato dos Jogadores, naturalmente, não poderia deixar de intervir a este nível.

Objectivos

O 14.º Estágio do Jogador visa, por um lado, assegurar actividade desportiva aos jogadores sem clube, com particular destaque para a pré-época e o período de transferências e, por outro lado, qualificar o jogador de futebol na vertente formativa tendo em vista o reforço da sua qualificação profissional e a preparação para futuros cargos de gestão no desporto.

Nessa medida, o 14.º Estágio do Jogador tem uma vertente desportiva e uma vertente formativa.

Vertente desportiva
Visa assegurar aos jogadores condições de treino e jogo que permitam a manutenção da forma física e a possibilidade de constituírem uma opção válida para os clubes/SAD's interessados em contratações.

Vertente formativa
Visa proporcionar aos jogadores formação específica numa perspectiva do pleno emprego. A vertente formativa compreende várias acções que potenciem as competências dos jogadores para o exercício da própria profissão ou para outra actividade. Este ano merecem destaque as relações laborais, o regime dos intermediários, as novas tecnologias e línguas. Com o lançamento do Programa de Educação e Formação, o SJPF está agora em condições de organizar de forma mais estruturada a oferta formativa no âmbito do Estágio do Jogador. A participação nas acções de formação organizadas no âmbito do Estágio do Jogador é de assistência obrigatória para os jogadores participantes.

Formação

A vertente formativa do 14.º Estágio do Jogador considera quatro tipologias de intervenção:

1. Formação em Primeiros e Suporte Básico de Vida (SBV): desenvolvida na primeira semana do Estágio do Jogador.

2. Cursos de formação dirigidos unicamente a participantes: ao longo de oito semanas são levados a cabo quatro cursos de formação com uma carga horária de dez horas distribuídas, para cada acção de formação, em blocos de duas semanas.

3. Workshops dirigidos a participantes e outros agentes desportivos: são realizados após o encerramento de cada um dos quatro cursos dirigidos aos jogadores participantes no Estágio. Estes workshops são acreditados pelo IPDJ, I.P., para efeitos de renovação dos Títulos Profissionais de Treinador de Desporto - Futebol. A participação em cada um dos workshops confere aos treinadores presentes a obtenção de 0,8 créditos referentes à Componente Específica de formação.

4. Cursos de línguas: levados a cabo nas instalações da Cambridge School durante o período de duração do Estágio e de acordo com a disponibilidade dos participantes.

 

Equipa

 

A organização do 14.º Estágio do Jogador cabe ao Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol e tem a coordenação e o apoio de:

Joaquim Evangelista
José Carlos
Ranque Franque
Joaquim Rebelo

Datas, Locais e Horários

 

Data de realização:
De 27 de Junho a 31 de Agosto de 2016

Treinos

Local:
Lisboa

Horários: 
Os treinos serão diários e terão lugar nas manhãs 
de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 12 horas.

Parceiros

  • Federação Portuguesa de Futebol (FPF)
  • Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP)
  • Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ)
  • Cambridge School
  • G-Form


Torneio FIFPro

Este ano, patrocinado pela FIFPro, Portugal participará no torneio internacional organizado pelo Sindicato da República Checa.

A competição irá realizar-se no país anfitrião, com a presença das equipas dos Sindicatos de Portugal, Espanha e República Checa.

A prova decorre entre os dias 7 e 9 de Julho de 2016, em Praga.