Bernardo David Mendes Salgueiro Campos Tengarrinha nasceu a 17 de fevereiro de 1989 em Lisboa e iniciou a carreira de futebolista com apenas oito anos, ao serviço do Odivelas.

Seguiram-se passagens pela formação do Benfica e do FC Porto, clube no qual se estreou como sénior em 2008. Foi cedido nesse ano ao Estrela da Amadora e nas temporadas seguintes ao Olhanense, Santa Clara e Vitória de Setúbal.

Depois de duas temporadas no clube do Sado, rumou até à Bulgária, em 2012, para representar o CSKA Sófia, regressando a Portugal em 2013 para vestir a camisola do Freamunde. Chaves e Boavista foram os clubes que se seguiram no currículo.



No início da presente temporada (2017/18), Tengarrinha assinou contrato com os romenos do Politehnica Iasi, mas não chegou a fazer a estreia oficial pela formação do leste europeu. Nos habituais exames médicos de pré-época, foi diagnosticada uma leucemia ao jogador português, que o forçou a suspender a carreira de futebolista aos 28 anos.

Partindo do seu próprio exemplo de vida, Tengarrinha aceitou o convite do Sindicato dos Jogadores para ser embaixador deste projeto, procurando incentivar os colegas de profissão a superar as adversidades.